BUSCADOR EVANGÉLICO

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

SERVOS & FUNCIONÁRIOS, SOLDADOS & MERCENÁRIOS

A profissionalização do Evangelho, a valorização de títulos e a busca por cargos sempre produziu homens  despidos do Espírito Santo. Objetivo errado, alvo errado.

Envaidecidos pela glória terrena,  a obra de Deus desvirtua-se das metas centrais estabelecidas por Cristo. Mas o que fazer, quando as metas do evangelho se perdem no tempo? 
Muitos já não vem a Cristo por convicção e fé, mas pela decisão de seguir uma profissão rentável. Nesse contexto, Jesus Cristo têm pago ótimos salários a seus funcionários. São os melhores já vistos. Resta saber se é possível ao homem receber duas glórias, uma no céu e outra na terra, e se também é permitido amar a Deus e as riquezas... Pois estribam-se nelas como o sinal visível da aprovação de Deus à fé que anunciam. Falta-lhes a ciência no entendimento da Palavra: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom(riquezas). -Mat 6:24

O profissionalismo na obra de Deus não representa conversão à fé cristã e ao Evangelho. Antes, aponta para a necessidade do novo nascimento, como no caso de Nicodemos, em João 3.

Balaão

A obra objetivando a recompensa também é vista no exemplo de Balaão, falso profeta, dono de uma jumenta que recebeu mais visão  e entendimento espiritual do que ele próprio. Ela pôde alertá-lo que naquele caminho seu destino seria trágico: encontrar-se com o anjo justiceiro de Deus. Falsos profetas, falsos mestres e falsos obreiros sempre erram o caminho: Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;-2º Pe 2:15. Erramos também quando passamos a amar exageradamente a recompensa, ou seja, a riqueza que o Evangelho pode produzir em troca do nosso trabalho.

O ensino do Evangelho segundo Paulo: por amor

Para o apóstolo Paulo, cujos olhos e mente foram iluminados pelo Espírito Santo,  alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; outros anunciam a Cristo por contenção, não puramente. Mas outros, por amor. E conclui: Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Fp 1:15-18

E outros palavras, o melhor Evangelho é o levado por amor a Cristo. Mas também importa que o nome do Senhor Jesus Cristo seja anunciado mesmo que por objetivos pouco nobres. Essa decisão é particular e pertence de cada um de nós, obreiros de Cristo. A recompensa será dada por Jesus segundo a obra de cada um e as intenções com as quais a executamos.

É algo parecido  com a comparação entre  servos e  funcionários, soldados e mercenários.

O servo

A palavra servo indica alguém que trabalha em regime de escravidão,  e se dedica a um senhor simplesmente pelo fato de que sua vida lhe pertence. Ele já não é dono de si mesmo. Sua vida pertence ao seu senhor e por ele foi comprado. Por isso não trabalha por salário, mesmo porque não tem direito a isso. E, como servo e  propriedade daquele senhor,  em troca de seu trabalho tem as garantias, como ensinou o Mestre:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram).
De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
-Mat 6:31-34

Entendemos, assim, nossa condição de servos diante do Senhor Jesus. Isso é mais evidenciado quando percebemos  a ordem divina:  E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. -Mat 22:3 Somos, pois, os servos designados por Deus, trabalhando por levar o convite das bodas do Cordeiro a todos os homens.

E, como servos, devemos honrar ao nosso Senhor:  porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. -1º Cor 6:20.

Agora servos de Deus, não de homens: Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. -1º Cor 7:23

O funcionário

Oposto ao servo, o funcionário trabalha para um senhor em troca  de uma recompensa material imediata. Não havendo recompensa ou salário logo se desinteressam pelo trabalho e abandonam-no. São marcados também pelo desejo de ascenção profissional. Altos cargos e altos salários são os objetivos principais da grande maioria dos funcionários.

Na guerra

Dos campos de batalha temos outra lição, que se refere ao soldado e ao mercenário.

O Soldado

O soldado verdadeiro se alista por vontade própria,  vai à luta impulsionado pelo amor à sua pátria, em defesa de seus irmãos, de sua família e tudo aquilo que acredita. Sua única recompensa é, um dia, voltar à  pátria como herói vitorioso e, ali, na companhia de seus irmãos,  receber o reconhecimento pelo suor e sangue derramados.

O bom soldado de Cristo

O apóstolo Paulo, que havia sido comandante de tropas e soldado experiente, ensina: Ninguém que se alista para a guerra se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2Ti 2:4.  O bom soldado de Cristo se ocupa com as almas encarceradas, algemadas. Ele luta por libertá-las. Não se preocupa com seu progresso financeiro, com sua posição social, com a conquita de bens materiais.

O Mercenário

Os mercenários são descritos como homens de guerra que lutam visando sempre uma recompensa financeira. Jamais expõe a vida ao perigo e visam somente o pagamento combinado. Com esse perfil, trabalham sempre para quem paga mais. A esses Jesus também se referiu: Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.-Jo 10:12. Os mercenários não defendem as ovelhas, mas diante dos perigos, abandonam a igreja à própria sorte.

O exemplo que vem dos apóstolos

Quando olhamos para a Escrituras Sagradas, encontramos  ali um tipo especial de crentes. São pessoas que atenderam ao chamado do Senhor Jesus e o seguiram de uma forma especial. Quando, finalmente, estavam prontos para a batalha, para o bom combate, para o que se haviam  alistado, veio a traição de Judas Iscariotes. Vendeu seu ministério por trinta moedas de prata, -Mt 26:15. Mas os onze restantes não se intimidaram, ao contrário, vendo que a guerra agora estava em suas mãos, renovaram o ânimo e entraram em campo, para travar combate a satanás e seus demônios, na guerra que liberta as almas do fogo eterno.

A meta dos Apóstolos

Foi nesse momento que Jesus observou-lhes qual a meta principal do Evangelho:  Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai, - Mt 10:8. Esse é o foco principal: levar adiante o evangelho como o recebemos: de graça e objetivando a salvação das almas. O Evangelho que nada nos custou, cobrou de Jesus o mais alto preço que poderia pagar: sua vida. Devemos então retribuir-lhe, repassando o Evangelho a outros da mesma forma que o recebemos: de graça e por amor.

O foco principal

Na luta pela salvação das almas e contra o pecado, devemos dedicar toda a atenção, afim de agradar ao nosso Senhor, que nos chamou, nos alistou e nos adestrou para o bom combate. Quantos ainda estão embaraçados com os negócios desta vida, com as preocupações do dia a dia, e não entram no combate. Enquanto as almas sofrem nas prisões espirituais, os soldados de Cristo estão mais preocupados com a própria sobrevivência, ou em conquistar e possuir riquezas, em prosperar seus negócios. Erraram o alvo da soberana vocação. Desviaram-se do objetivo principal.

O preço a ser pago e a recompensa

Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.  -Mar 8:35

Dedicar-se ao ensino do Evangelho e à libertação das almas por amor a Cristo é o preço a ser pago. Pagando esse preço, é o mesmo que perder a vida por amor de Jesus e guardá-la em segurança para a eternidade. Gastar os dias de nossa vida terrena no ensino da Palavra de Deus é segurança e garantia de salvação e vida eterna, quando o fazemos por amor ao nosso Senhor Jesus Cristo.

Podemos, também, escolher forma de desempenhar nosso trabalho: se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. -1º Cor 9:17. Vemos que a recompensa do serviço ao Evangelho é também ditada pelas escolhas que fazemos em nosso coração. A forma de servir a Cristo determinará a recompensa a ser recebida.

Resgatando as metas e propósitos estabelecidos por Jesus

Mas escolhendo o alvo correto e não desviando das metas e propósitos estabelecidos por Cristo para o ensino do Evangelho teremos, com certeza,  a mesma alegria que inundou o coração do Apóstolo Paulo quando, ao final de sua carreira, pôde deixar para nós o resumo de sua vida: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. -2º Tm 4:7

Agora, cabe a cada um de nós escolher a nossa condição e a condição de nosso trabalho em relação a Cristo e ao Evangelho: servos ou funcionários, soldados ou mercenários?

E você, qual a sua real condição?

Nenhum comentário:

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.
Leia a Revista Cultura Evangélica - 1ª Edição
Em inovador formato
eletrônico EXPERIMENTE CLICANDO AQUI
>>>>>>VOLTAR PARA HOME


DÚVIDAS? Você está recebendo informações úteis ao entendimento do momento em que vivemos e que claramente antecede o Arrebatamento da Igreja e a manifestação do Anticristo.e seu governo mundial. Vamos despertar!!! Caso você necessite de alguma explicação ou tenha interesse em algum tema específico, estamos à sua disposição.

COLABORE: Você pode colaborar propagando essas mensagens. Divulgue-as, pregue-as, imprima-as e distribua-as entre os membros da sua igreja, amigos e familiares. A hora é agora.

FALE CONOSCO: culturaevangelica@gmail.com


NOTA DO EDITOR: O Arrebatamento está às portas! Você está preparado? Sua lâmpada está acesa? Você está enxergando o cumprimento das profecias bíblicas em meio à escuridão em que a humanidade se encontra? Não fique para trás!

Se você já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Que este ministério seja uma bênção em sua vida. “Aconselho-te que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.

Webmasters:
A utilização ou citação de nossos artigos, no todo ou em parte, é livre, condicionada apenas à inclusão de um link para nosso site, em respeito aos direitos autorais.
Envie seus comentários e sugestões para
culturaevangelica@gmail.com

Revista Eletrônica produzida por:
Cultura Evangélica - Publicações

Edição, monitoramento e publicação em mídias
Revistas & Sites
http://culturaevangelica.blogspot.com/

www.wagnercipriano.blogspot.com/


http://e-bibliasevangelicas.blogspot.com/

http://noticiario-evangelico.blogspot.com/

http://biblioteca-evangelica.blogspot.com/

www.portalshekinah.blogspot.com/

www.hinariocristao.blogspot.com/

www.expressaoevangelica.blogspot.com/

http://nomes-biblicos.blogspot.com/

http://buscadorevangelico.blogspot.com/

http://mensagembiblicadiaria.blogspot.com/

www.consumacaodostempos.blogspot.com/

http://livrosgratisempdf.blogspot.com/

http://naturezaemcaos.blogspot.com/

http://expressmedianews.blogspot.com/

http://bibliaseletronicas.blogspot.com/

http://holybibles.blogspot.com/

http://eletronicbibles.blogspot.com/

http://igrejanoivadecristo.blogspot.com/


Contato:
culturaevangelica@gmail.com

apocalipse apostasia arrebatamento edificação espiritual Tempo do Fim doutrina bíblica despertamento evangelização fim da igreja ecumenismo governo mundial grande tribulação mistérios bíblicos revelações bíblicas anticristo falsas doutrinas Israel Noiva de Cristo apostasia final doutrina fim dos dias meditação bíblica sinais dos tempos contendas na igreja deixados para trás estudo bíblico globalização rainha das religiões Crise Financeira Mundial Direito de Israel Discipulado Fim dos Tempos ORU Palavra de Deus Posts Comentados apóstata avivamento cultura evangélica igreja evangélica religiões unidas salvação Alertas Bíblicos Combate a Falsas Doutrinas Gogue e Magogue Grande Meretriz Jesus Cristo Tribulação brigas na igreja comunhão comunidade global contendas evangelho da ilusão evangelho de poder igreja apostólica juízo divino luta espiritual mistérios ocultos operação do erro rapto da igreja reino mundial religião mundial revelação Alerta aos Pastores Biblia Sagrada X Ciência Caos Social Catolicismo Ciência Evangelismo Evangelista Falsas Religiões Fim do Mundo Homofobia Homossexualidade ICAR Liberdade Cristã Oriente Médio Pastortos Perversão das Leis Queda Espiritual Salvação X Condenação Separação e Santidade Sol da Justiça Terra Prometida Todas as Mensagens Vaticano aquecimento global babel batalha na fé besta biochip caixa de ofertas calvário confissão contribuição evangélica controle total corpo da besta correção dos filhos denominação despertar dia do juízo ecumênico edificação escolha evangelho falsos mestres filhos de Deus grande babilônia idólatra igrejas corrompidas igrejas evangélicas igrejas evangélicas brasileiras intrigas lúcifer marca da besta meditação microchip mistérios nova era obra de Deus oferta palácio das religiões paz e segurança plano divino rebelião reino de Deus salva sentença divina site evangélico torre de babel vencendo o inimigo vencendo o maligno água da vida ùnica Igreja 10 mandamentos 3ª Guerra Mundial 666 7º Rei Vaticano 8º Rei A Lei e a Graça Agricultor Anonymous Apostasia Evangélica Ateísmo Babilônia Religiosa Bíblia X Apostasia Bíblia X Clima Bíblias Adulteradas Bíblias Corrompidas CMI Calendário Maia Clima Conflito Árabe-Israelense Conselhos Bíblicos Crise Degeneração Disciplina Discordância Doações Domínio Próprio Doutrina da Salvação Doutrinas Duplo Ministério de Cristo Dízimos Egito Elias Escândalos Espírito Santo Estado Islâmico Estudos e Pesquisas Evangelho Social Falso Profeta Falsos Apóstolos Falsos Ministros Foco cristão Heresias História da Bíblia Home ISIS Igreja Mundial Igreja Mundial Unificada Inquisição Ecumênica Internacional Irã Islamismo Islã Judaismo Juízo Final Laodicéia Legalismo Liturgia Judaizante Meio Ambiente Mentiras Meretriz Romana Ministério Missão Moisés Mordaça Gay NASA Natureza Nisto Cremos Nossa Praia Nosso Sol Notícias de Israel Nova Aliança Nova Reforma Protestante O Pecado de Israel ONU. Verdade X Mentira Ofertas e Doações Papa Francisco Papas Pecados da Língua Pesquisas Pilatos Profecias Profecias Maias Promessas Divinas Propósitos Reforma Restauração de Israel Richard Dawkins Sai Dela Santificação Servos Sinal dos Tempos Teologia Gay Teologia da Prosperidade Teologia da Substituição Terrorismo Vencendo o Pecado Versões da Bíblia Videira Verdadeira Volta de Jesus Vídeo Vídeos Youtube alerta bíblico amantes do mundo ambiente anjos anjos caídos antigo testamento apóstolos armagedon ateus batismo bênção bíblia bíblia sagrada bússola caminho estreito carl sanders castigo chip chips colaboradores comportamento anticristão confusões correção corrupção doutrinária curiosidades curiosidades bíblicas céu deuteronômio dialética hegeliana diapraz dominionismo cristão dormentes dízimo espada de dois gumes evangélico evangélico-ecumênico falsos cristos família fé evangélica homicida igreja moderna implante inimigos da Cruz lei mosaica lideranças evangélicas livre arbítrio lâmpadas acesas mahdi maldição maligno marca na fronte marca na testa martelo de Deus mensagens mercenário messias muçulmano microchips morte espiritual nicodemos obra do diabo oferta alçada ofertante pai da mentira paraíso pecador peregrino porta estreita religiões anticristãs relâmpago restauração revista eletrônica sai de povo meu sentença de Cristo sete montanhas de influência cultural sinais e maravilhas sinais proféticos sono sono espiritual sumiço da igreja século 21 tatuagem eletrônica testemunho verichip vida e morte vida eterna virgens prudentes ÍNDICE ódios