Trechos de nossa entrevista concedida à Revista Enfoque em matéria sobre a Crise Financeira Mundial:
O senhor acredita que essa crise econômica tem alguma relação com a proximidade da volta de Cristo?
A presente crise financeira mundial tem muitos aspectos e implicações. Sua relação com a volta de Cristo é visível sob a ótica de Mateus 24:4-51, onde Cristo apresenta um cenário mundial crescentemente aflitivo, e descreve-o como "Princípio de Dores". É um momento de alerta, pois a atenção de todos se volta para as profecias de Apocalipse. O Livro de Apocalipse é o presente de Deus à sua Igreja para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo, Ap. 1:1. A Igreja de Cristo deve saber de tudo que sobrevirá ao mundo, para que possa se preparar para o Arrebatamento e alertar a sociedade em que vive para que se arrependa e receba Jesus Cristo como seu Salvador. Portanto, esse é um momento que sinaliza a proximidade da segunda volta de Cristo para buscar sua Igreja, mas para a Igreja é momento de avivamento, santificação e evangelização. Devemos lembrar que esses fatos também contribuem para que a Palavra de Deus receba mais atenção, espaço na mídia e divulgação na sociedade.
Na sua avaliação, que tipo de conseqüências essa crise pode gerar na vida espiritual das pessoas?
Essa crise também é instrumento de Deus para provar a fé de cada um. A verdadeira fé não se apóia apenas em momentos bons da vida, mas é a firme segurança principalmente para os momentos difíceis. Jó é exemplo disso. Mesmo na perda de tudo que lhe era precioso ele justificou a Deus dizendo: Deus deu, Deus tirou. Bendito seja o Senhor. Isso revela uma fé madura. Muitos estão na Igreja apenas em busca da prosperidade horizontal (para essa vida), mas poucos estão em busca da prosperidade vertical. Enquanto uns buscam sinais da aprovação de Deus através de seu sucesso material e financeiro, outras já entendem que isso é secundário, e que devem antes buscar o crescimento espiritual vertical, ou seja, o crescimento da fé, mesmo em meio a grandes perdas. Paulo, o apóstolo, resume o que aprendeu disso: Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Fp 4:11-13.
Em suma, crises ajudam a aperfeiçoar crentes espirituais e a decepcionar crentes horizontais. Enquanto uns crescem, aprofundam suas raízes e produzem frutos para Deus, outros se apagam, abandonam a fé e vão embora da igreja.
O Evangelista Morris Cerullo diz que o mundo passará por grande crise mundial que afetará a economia de todo o mundo. O senhor acredita que esse é o momento?
Quando Deus revelou a Daniel algumas profecias para o futuro, deixou bem claro que elas seriam compreendidas quando chegasse o momento de se cumprirem(Tempo do Fim). A presente crise financeira mundial ajuda a compor o cenário de guerras, pestes e terremotos que precederá a manifestação do anticristo no mundo. A humanidade verá, em breve, o surgimento de um homem que, como anseia a ONU, não apenas reaja, mas aja na solução dos grandes problemas mundiais. Será num cenário mundial desolador que ele se levantará no mundo, solucionando os grandes problemas que afligem a humanidade e sendo aclamado pela ONU e pelo mundo como Governante Mundial. Entre seus feitos, a Bíblia diz que ele conseguirá estabelecer a Paz em Israel e ganhará o Prêmio Nobel da Paz. Isso é muito relevante, pois vemos que grandes nomes e líderes mundiais tem trabalhado sem sucesso para estabelecer a paz no Oriente Médio. O que a maioria ignora é que a Bíblia avisa que isso será feito apenas pelo anticristo. Assim, grandes líderes políticos mundiais envolvidos no processo de paz no Oriente Médio (Bill Clinton, Jimmy Carter, George W. Bush, Tony Blair, Javier Solana, entre outros) estão pleiteando o cargo de "anticristo". Se entendessem o Livro de Apocalipse, jamais se meteriam no assunto. O anticristo começará sua carreira enganando o mundo inteiro com a obtenção de um "falso" acordo de paz entre Israel e palestinos. Esse acordo está bíblicamente descrito com o prazo de sete anos de duração. Esse é um dos sinais em relação ao Acordo de Paz. Outro sinal bíblico é que a Grande Tribulação entrará em vigor na metade desse prazo. Ou seja, após três anos e meio da assinatura desse acordo, entrará oficialmente a Grande Tribulação.
Na sua igreja, como o senhor tem tratado essa questão da crise financeira?
Tenho alertado aos irmãos sobre o cenário mundial "crescentemente aflitivo" que vivemos e que aponta para a iminência do surgimento do grande líder mundial que a Bíblia nos revela como "anticristo" e que humanidade espera como o Líder Que o Mundo Anseia. A presente crise alerta o mundo para que dê crédito e atenção à Palavra de Deus e a Igreja de Cristo para que se prepare para o Arrebatamento.
Que tipo de lições os líderes mundiais podem aprender com a Bíblia na questão financeira?
Bom, a imensa maioria dos líderes mundiais está inclusa na seguinte passagem bíblica:
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. Salmo 2:2-5
Para Deus, os líderes mundiais não aceitam a única forma e o único caminho que Ele estabeleceu para salvação e regeneração da humanidade. Eles não aceitam a única forma estabelecida por Deus para solução dos problemas e conflitos mundiais: arrependimento dos pecados e nova vida em Cristo, através da Palavra de Deus.
Vemos que os líderes mundiais ainda não estão abertos a receber os conselhos da Palavra de Deus. Zombam da fé em Cristo e cuidam que isso seja de nenhum valor. É, portanto, tempo de reverem sua posição em relação a isso, seguindo o conselho apresentado no mesmo Salmo 2:
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Salmo 2:10-12
Estamos vivendo um momento oportuno para reflexão e aprendizado, principalmente para os líderes mundiais. Eles devem ser prudentes, no sentido de temor a Deus, e se deixarem instruir pela Palavra de Deus. Ele devem entender e aprender que Deus existe, que entregou-lhes autoridade e ela tem sido usada em benefício próprio, que a sabedoria humana e todos os esforços mundiais concentrados não podem fazer a obra de Jesus Cristo, que a paz e a segurança que a humanidade busca só pode ser alcançada convertendo-se a Jesus Cristo e aceitando-o como seu Salvador e que todas as demais soluções que os líderes vem buscando sempre terminarão em falência e decepção, se não passarem pelo crivo dos ensinamentos bíblicos. Assim será com o futuro primeiro líder mundial: toda a confiança e esperança que a humanidade depositará nesse homem se resumirá na maior decepção de suas vidas. O Governante Mundial será o maior embusteiro e enganador que o mundo já viu: a encarnação do diabo. Contudo, tudo isso pode ser evitado na vida pessoal de alguém que entenda que apenas Jesus Cristo é o "Enviado" por Deus aos homens para conduzir-nos à verdadeira Paz e Segurança, e somente ele tem o perdão para nossos erros e pecados e os conselhos para nos conduzir a uma nova vida de pureza e santidade, onde não há mais mentiras, roubos, mortes, traições, adultérios ou guerras. Quem seguir esses conselhos bíblicos receberá também a promessa de Deus: Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra, Apocalipse 3:10. Ou seja: tal pessoa será "guardada" de todo esse mal que a Bíblia diz que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra!!!
O senhor acredita que os próximos anos serão de vacas magras?
A Bíblia alerta que o fim dos tempos, profetizado em Daniel 12, será de progresso do evangelho e esfriamento da fé verdadeira. Ao passo que o Evangelho avança no mundo, a qualidade da fé praticada diminuirá. A Igreja do século 21 está espiritualmente inferiorizada em relação aos cristãos da Igreja Primitiva. Lá, eles se dispunham a perder a própria vida por causa da fé em Cristo. Hoje, a maioria vai à Igreja em busca de progresso material e financeiro. E as promessas da Bíblia são: salvação e vida eterna. Nada mais. Jesus não prometeu bens, riquezas e sucesso financeiro e material aos seus seguidores. Antes, disse: "odiados sereis de todas as gentes por causa do meu nome".
Quanto ao cenário econômico e suas consequências, a Bíblia mostra que ele continuará oscilando, como sempre oscilou em toda a história mundial. É característico do “principio de dores”. Alguns "picos" dessa oscilação nos servem de alerta de que algo está errado. O erro é esperar soluções humanas quando deveríamos buscá-las de Deus. A humanidade está precisando muito do Deus bíblico: Jesus Cristo. E seu conselho é: endireitai suas veredas no caminho do Senhor. Jesus Cristo é o "Caminho do Senhor" e só ele tem a paz e segurança que todos buscam, até mesmo para os líderes mundiais.
Se vierem tempos de vacas magras, que possamos aprender o que o profeta Habacuque ensina:
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas, -Habacuque 3:17-19.
Nossos agradecimentos especiais ao jornalista Uilians Uilson Santos, que abriu espaço à veiculação dessa mensagem em reportagem sobre a Crise Financeira Mundial e à equipe da Revista Enfoque Gospel pelo interesse na matéria.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.